Teste detecta câncer de próstata com mais precisão

Um novo método para diagnosticar câncer de próstata promete ser mais preciso do que o teste usado hoje, o PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês). As informações são do jornal Folha de S. Paulo. O PSA detecta a elevação de uma proteína produzida pela próstata. ?? um indicativo de câncer, mas é criticado por dar falsos-positivos. Uma dosagem alta de PSA pode significar também infecção ou crescimento benigno exagerado da próstata.
O novo procedimento, chamado de 4PLA, foi desenvolvido pela Universidade Uppsala, na Suécia. O estudo com os resultados do exame foi publicado nesta semana no periódico “Proceedings of the National Academy of Sciences”. O exame identifica, no sangue, o número de prostassomas, microvesículas produzidas na próstata. Normalmente, essas estruturas são liberadas no sêmen para aumentar a mobilidade dos espermatozóides. Se há câncer, a produção das microvesículas aumenta, e elas caem na corrente sanguínea.
Na pesquisa, o teste detectou níveis até sete vezes maiores dessas estruturas no sangue de 20 pacientes com câncer, em comparação com outras 20 pessoas sem câncer. O exame conseguiu ainda distinguir a gravidade da doença. A diferença foi vista em 59 pacientes com câncer de próstata com graus de 5 a 9 na escala de Gleason. A graduação vai de 2 a 10 e mostra a agressividade da doença. A primeira versão do teste foi mais precisa para detectar cânceres de média e alta gravidades do que tumores menos agressivos.


Menos biópsias
Especialistas veem os resultados iniciais do teste como promissores. Segundo o Hospital Sírio Libanês, um teste como esse pode ser de grande utilidade clínica, porque o PSA alto nem sempre significa câncer, e muitos pacientes fazem biópsias desnecessárias. Atualmente, dependendo da dosagem do PSA e do exame de toque, além de fatores como história familiar, o paciente pode ser submetido a uma biópsia para saber se tem ou não câncer de próstata. De acordo com a instituição, o procedimento pode causar sangramento e, mais raramente, infecções, além de angústia.
Fonte: Saúde Business Web

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?