GRAPHIC TREND AND DRM

ANALISE SUA AVALIAÇÃO MENSAL DIRETO NA TELA DO COMPUTADOR E USE O GRÁFICO TENDÊNCIA E DRM. É GRÁTIS!

Mensalmente o PNCQ disponibiliza as Avaliações Mensais dos Laboratórios Participantes, para que sejam analisadas em relação aos resultados dos analitos: B (Bom), A (Aceitável) e I (Inaceitável).

Mas percebemos que muitos laboratórios têm o hábito de imprimir a Avaliação, para discussão com os técnicos.

O PNCQ disponibiliza GRATUITAMENTE para os mais de 5.000 Laboratórios Participantes o Gráfico Tendência para análise do Desvio Relativo à Média – DRM, auxiliando os laboratórios na análise de seu desempenho.

Há duas maneiras de utilizar essa ferramenta, confira:

1. A partir da Avaliação Mensal (em pdf)

· Na Área Restrita, clique na lupa ao lado direito da Tela, para acessar o Resultado do Lote Avaliado;

· Em Resultados da Avaliação, clique no botão Avaliação Mensal;

· Clique no ícone colorido ao lado do nome do analito

· O gráfico dos resultados do seu Desvio em Relação à Média dos demais Laboratórios Participantes que utilizam o mesmo método aparecerá automaticamente e, posicionando o cursor sobre o ponto do lote, são exibidos o DRM e o Conceito (B, A ou I)

2. Clicando sobre o botão GRÁFICO TENDÊNCIA

· Na Área Restrita, clique na lupa ao lado direito da Tela, para acessar o Resultado do Lote Avaliado;

· A partir da tela principal do Lote Avaliado, clique sobre o botão Gráfico Tendência, ao lado direito da tela;

· Selecione o período da consulta (dos últimos 5 ou 20 meses), a especialidade e o constituinte;

· O gráfico dos resultados do seu Desvio em Relação à Média dos demais Laboratórios Participantes que utilizam o mesmo método aparecerá automaticamente e, posicionando o cursor sobre o ponto do lote, são exibidos o DRM e o Conceito (B, A ou I). Pode imprimir o gráfico, os resultados e conceitos dos lotes.

O ideal é que o seu DRM seja igual ou muito próximo de 0 (zero). Para um resultado de até 1 Desvio Padrão (DP) incidirá o conceito B; até 2 DP, receberá o conceito A e, acima de 2DP, receberá o conceito I. Um DRM positivo significa que o DP está do lado superior do gráfico e, um DRM negativo, que o DP está do lado inferior do gráfico.

Os resultados inadequados, a investigação das causas e as ações tomadas para os resultados nos quais a proficiência não foi obtida, também devem ser registrados. A eficácia destas ações deve ser verificada na avaliação do mês seguinte.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?