Qual é a temperatura ambiente ideal?

É de ciência dos profissionais de laboratórios que os reagentes, kits e insumos devem ser armazenados nas temperaturas recomendadas pelos fabricantes. Quando a recomendação é de condições como “refrigerada” ou “congelada”, as temperaturas de 2ºC a 8ºC e -20ºC são automaticamente utilizadas respectivamente.

Mas também é uma dúvida consensual quando a temperatura recomendada é a “ambiente”. Além da estabilidade dos reagentes armazenados nos armários e prateleiras, qual seria a temperatura ideal para o bem-estar dos colaboradores durante a atividade laboral?

A Resolução RE 176:2000 da ANVISA recomenda os padrões de qualidade do ar interior em ambientes climatizados de uso público e coletivo, de acordo com a NBR 6401 da ABNT.

Resumidamente, a faixa recomendável nas condições internas no verão deverá variar de 23ºC a 26ºC, com a faixa máxima entre 26,5ºC e 27ºC com exceção das áreas de acesso que poderão operar até 28ºC. Para condições internas no inverno, a faixa recomendável de operação deverá variar de 20ºC a 22ºC.

 Acesse a íntegra da RE 176/2000.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?