Novembro Azul

O PSA é um dos primeiros exames solicitados quando o paciente apresenta sintomas do câncer ou quando o médico deseja pesquisar a existência da doença, mesmo sem a presença de sintomas.

O Antígeno Prostático Específico, mais conhecido como exame de PSA (da sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens), pode ser analisado através de um exame de sangue simples, realizado em laboratório.

Os antígenos, são moléculas produzidas pela próstata. Geralmente apresentam alterações nos níveis quando há a presença do câncer prostático, por exemplo. Isso se justifica, pois o câncer de próstata em estágio inicial não apresenta sintomas, por isso é essencial procurar o urologista e realizar exames preventivos periodicamente. Afinal, 90% dos casos são curáveis quando diagnosticados cedo.

O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do:
– PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue;
– PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.

Como a taxa de falso-positivos do exame de PSA ainda é alta, muitos médicos solicitam juntamente a ele a realização do exame de PHI (Índice de saúde da próstata), que usa uma terceira fração do PSA para fazer um diagnóstico mais certeiro e reduzir a necessidade de biópsias.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?