Novas amostras-controle impulsionam expansão do PNCQ

O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) investe em pesquisa para oferecer os melhores produtos aos laboratórios participantes. De novembro do ano passado até fevereiro deste ano, por exemplo, o maior Provedor de Ensaio de Proficiência do Brasil lançou novas amostras-controles nas áreas de Análises Clínicas, Biologia Molecular e Sorologia para Banco de Sangue.

Até o final de fevereiro, havia doze países – além do Brasil – ativos. Dez da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai) e dois europeus (Espanha e Itália). Os contratos firmados somam 128 laboratórios participantes em Análises Clínicas, 18 em Banco de Sangue e um em Biomol.

Neste último mês, laboratórios que fazem controle em Biologia Molecular receberam gratuitamente em seu kit mensal de Controle Externo de Qualidade (CEQ) um frasco com amostra de Chlamydia. Depois do primeiro mês, período no qual não há custo para o participante, a expectativa do PNCQ é que cresça o número de pedidos deste item.

 

Líquor: amostras mais completas

Os 350 participantes do controle de líquor recebiam até o mês de janeiro soros para avaliar glicose, cloro, proteína, cor, aspecto, presença de coágulo e sedimento após a centrifugação. Pelo mesmo preço, a partir das entregas do mês passado, o PNCQ passou a oferecer, sem alteração de custo, novas avaliações: sífilis, gran, baar, criptococose, leucometria total e diferencial, sem qualquer alteração no custo.

Já em Análises Clínicas as novas ofertas são para controle em Vitamina D e D-Dímero, ambas enviadas a cada três meses. Para fechar o rol de novos produtos em seu extenso catálogo, o PNCQ passou a oferecer controle para hemocomponentes e desenvolveu uma amostra mais completa de imuno-hematologia para Banco de Sangue. Até então, o material só permitia análises sobre o grupo sanguíneo, fator Rh, coombs direto e coombs indireto. Os laboratórios de Análises Clínicas continuam a receber a amostra neste padrão, já os clientes de Banco de Sangue contam com amostras-controles mais complexas ampliando suas avaliações: prova reversa, prova cruzada e identificação do anticorpo irregular.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?