Como separar e destinar adequadamente resíduos químicos laboratoriais

Gestão de resíduos químicos laboratoriais

Os resíduos químicos laboratoriais são substâncias, ou mistura de substâncias, com potencial de causar danos a organismos vivos ou ao meio ambiente. Muitos resíduos ainda podem tornar-se perigosos quando interagem com outros materiais.

Devido a essas características os laboratórios devem realizar o correto gerenciamento dos resíduos gerados em suas atividades.

O gerenciamento de resíduos químicos laboratoriais envolve uma série de etapas, que englobam: a segregação; o acondicionamento; o tratamento; o armazenamento; o transporte; e a disposição final.

Cada uma das etapas deve estar registrada para que se o laboratório possa comprovar que o descarte dos resíduos químicos gerados foi efetuado de maneira correta. Como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.

Exemplos de documentos que devem ser guardados incluem as licenças ambientais de empresas contratadas e certificados no tratamento dos resíduos. Bem como as Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos – FDSR.

Para facilitar o gerenciamento dentro das organizações, a Verde Ghaia Consultoria, criou o software VG RESÍDUOS. Esse software vislumbra as necessidades dos clientes que demandam controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos. A principal funcionalidade do software é promover a gestão, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.

plataforma VG Resíduos realiza toda a gestão de resíduos de uma organização. O seu objetivo é gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental. Além do mais, presta serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos e monitora a eficiência das ações.

Saiba como um software pode melhorar seu controle da gestão de resíduos.

Segregação dos resíduos químicos laboratoriais

A separação de resíduos químicos laboratoriais consiste na segregação dos mesmos. Essa separação deve ser feita de acordo com suas propriedades químicas, físicas e biológicas. Além disso, devem ser observados o seu estado físico e seus possíveis tratamentos ou utilizações.

A segregação dos resíduos deve ser sempre efetuada no local de sua geração. Essa tratativa permitirá o reuso, a reciclagem ou o tratamento. Além de reduzir custos com a destinação final.

O primeiro critério a ser observado na segregação de resíduos químicos laboratoriais é a sua periculosidade.  Para isso, é necessário utilizar a norma NBR 10.004 para fazer essa classificação.

O segundo critério é verificar o estado físico do resíduo. Assim, resíduos sólidos devem ser separados de resíduos líquidos.

O terceiro critério envolve a incompatibilidade química dos resíduos químicos laboratoriais. Resíduos contendo substâncias incompatíveis devem ser segregados. Assim evitará a ocorrência de reações que podem causar acidentes.

Você sabe a diferença entre classificação e caracterização dos resíduos? Saiba mais sobre essa diferença no nosso blog!

Acondicionamento de resíduos químicos laboratoriais

Os resíduos químicos laboratoriais segregados deverão ser acondicionados em recipientes resistentes e quimicamente compatíveis com os resíduos.

Todos os recipientes deverão ser rotulados e tampados. Os rótulos devem conter a inscrição “RESÍDUO PERIGOSO” ou “RESÍDUO QUÍMICO”, o nome do resíduo químico. Bem como sua composição qualitativa, frases e símbolos de risco, o nome do responsável pela geração do resíduo, o volume armazenado e a data de armazenamento. Além disso, deverão ser armazenados sobre bandejas de contenção para prevenir possíveis acidentes.

Leia mais: Manual completo sobre Rótulos de Resíduos Perigosos

O armazenamento de resíduos químicos laboratoriais

Os resíduos químicos laboratoriais devem ser armazenados temporariamente em abrigos específicos até que sejam retirados para tratamento. O tratamento deve ser realizado por uma empresa especializada.

No armazenamento devem ser tomadas medidas nas quais as características e as quantidades dos resíduos não se alterem. Os recipientes devem estar fechados e apropriadamente rotulados.

Para evitar acidentes os recipientes devem ser colocados sobre coletores secundários. Além disso, devem ser protegidos de fontes de luz, calor e de água.

Para encontrar o tratador ideal dos resíduos químicos laboratoriais a organização pode se associar a plataforma de Mercado de Resíduos.

A plataforma de negociação online de resíduos da VG Resíduos permite que organizações de todo o Brasil se cadastrem para encontrar empresas especializadas no tratamento ou que desejam comprar seus resíduos.

Entenda a diferença entre acondicionamento e armazenamento de resíduos.

Fonte: https://www.vgresiduos.com.br/blog/residuos-quimicos-laboratoriais-como-separar-e-destinar-adequadamente/

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?