A IMPORTÂNCIA DAS ANALISES CLÍNICAS NO CONTEXTO DA SAÚDE (E 01)

Os laboratórios de análises clínicas desempenham um papel de fundamental importância na área da saúde. Ou seja, os profissionais que atuam em laboratórios de análises clínicas têm um papel de fundamental importância para a manutenção da eficiência diagnóstica na área da saúde.

 Na medicina atual, baseada em evidências, cerca de 70% dos diagnósticos se devem aos resultados gerados pelos laboratórios de análises clínicas.

 O diagnóstico das hepatites virais é bastante esclarecedor.

 Sabemos que hoje existem cinco  hepatites por virus  conhecidas que são as mais frequentes:

São as hepatites devidas aos vírus A, B, C, D e E. Para todas elas dispomos de testes  diagnósticos, sorológicos ou moleculares,  que nos permitem diagnosticar e diferenciar cada uma delas. Sem esses testes, que são realizados dentro dos laboratórios, seria praticamente impossível identificar as diferentes infecções.

 Para a hepatite B dispomos de uma vacina muito eficaz e para a hepatite C, embora ainda não haja vacina, existem tratamentos com eficácia muito alta (>90%). Realmente das hepatites por virus, são elas que causam maior dano. (O vírus D só é patogênico em pessoas que estejam infectadas com o vírus B)

 Dados da OMS mostram que, em todo o mundo, 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer  primário de fígado são causados ​​por infecções devidas aos vírus das hepatites B e C.

Os exames laboratoriais são importantes não apenas na identificação das hepatites, mas também no acompanhamento dos pacientes que acabam evoluindo para formas crônicas ou que se encontram em tratamento, para verificar a evolução para a cura. Isso sem contar a importância em outras situações, como poder identificar mães infectadas com o vírus B, principalmente, para poder adotar as medidas profiláticas adequadas para evitar que o recém-nascido seja infectado, ou para  realizar inquéritos epidemiológicos para verificar a  prevalência em  diferentes populações.

O grande problema mundial é que nem todas as pessoas infectadas pelos vírus B e C,  foram diagnosticadas e informadas sobre seu estado de infecção e, portanto, não podem se beneficiar das  terapias existentes nem podem adotar as medidas e cuidados adequados para evitar a transmissão .

 A OMS estabeleceu como meta que até 2030, as hepatites por vírus  deixem de ser considerados uma ameaça à saúde pública e que pelo menos 90% dos indivíduos infectados pelos vírus B e C sejam diagnosticados.

Em suma, o diagnóstico laboratorial é fundamental e único, mas falta diagnóstico.

Os profissionais de laboratório podem ajudar orientando a população, mostrando a importância do diagnóstico laboratorial e atuando  junto às autoridades para que os exames laboratoriais estejam disponíveis para todos os setores da população.

Amadeo Sáez-Alquezar

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?