Dispositivo portátil detecta rapidamente doenças infecciosas
Um novo dispositivo portátil pode ser usado para detectar doenças infecciosas, agentes patogênicos e as condições fisiológicas em pessoas e animais. O dispositivo pode ser utilizado por qualquer profissional de saúde, em qualquer lugar. Tudo o que é necessário é uma gota de sangue em um microchip dentro do dispositivo.
O microchip é tratado com antígenos específicos e captura anticorpos específicos da doença no sangue. Quando os antígenos e anticorpos reagem, o dispositivo indica que o paciente ou animal está infectado. Isto acontece em questão de minutos.
Até agora, o dispositivo tem sido utilizado para detectar tuberculose em humanos e animais selvagens, bem como doença de Johne em bovinos. Desenvolvido por Jayne Wu, professor associado de ciência da computação e engenharia elétrica na Universidade de Tennessee Knoxville (Estados Unidos), e Eda Shigetoshi, professor adjunto de Engenharia Florestal, Fauna e Pesca do Instituto UT da Agricultura Centro de Saúde da Fauna Silvestre (Knoxville, Estados Unidos), o novo dispositivo economiza tempo e dinheiro.
Os cientistas esperam que o dispositivo possa detectar várias doenças e condições fisiológicas. Por exemplo, eles preveem que poderão ser úteis no diagnóstico de doença de Alzheimer e câncer. O dispositivo também pode ser valioso para aplicações em casos de surto de doenças, biodefesa ou para detecção de patógenos em alimentos.
Fonte: Labmedica