Novas Amostras para Controle Interno da Qualidade

Hematologia

O trabalho de pesquisa realizado nos laboratórios do PNCQ tem dois grandes objetivos: o primeiro é melhorar a qualidade das amostras-controles dos programas de controle externo e interno (PRO-EX e PRO-IN); o outro é criar novas amostras para oferecer ao mercado.

Nos últimos 12 meses, o PNCQ movimentou significativamente o mercado brasileiro, se tornando o primeiro Provedor de Ensaio de Proficiência do mundo a produzir amostras-controle liofilizadas de Hematologia para Controle Interno da Qualidade (CIQ). Até a amostra-controle chegar às mãos dos laboratórios, o caminho foi longo e o PNCQ acreditou no investimento.
Foram três anos de pesquisas para estabilizar a amostra que chegou ao mercado liofilizada e com cinco anos de validade! Até então, a durabilidade dos materiais disponíveis não passava de um mês, principalmente após o início do uso.

 


Medicina do Trabalho – formatos inovadores trazem mais benefícios

 

O laboratório de Toxicologia do PNCQ desenvolveu novos formatos para quatro amostras-controle para Medicina do Trabalho/Toxicologia. Desde abril, os laboratórios participantes recebem as amostras de metabólitos urinários liofilizadas, metais em sangue e urina liofilizados e voláteis em urina, em ampolas de 5 mL. Sendo este modo de acondicionamento inovador no Brasil. A Assessora Científica do PNCQ, Anna Carolina Serra, é enfática “as agências reguladoras exigem o uso do Controle Interno na rotina dos laboratórios clínicos, mas depender da importação deste material aumenta drasticamente o custo de operação do laboratório. Com esta novidade, os laboratórios podem intensificar o uso do CIQ com menores custos provendo assim um resultado com melhor qualidade nos laboratórios clínicos brasileiros”.

As amostras de Medicina do Trabalho liofilizadas permitem que o mesmo lote seja utilizado por um período maior no laboratório; também propiciam resultados mais robustos e precisos através da avaliação dos resultados do controle interno, gerando laudos mais confiáveis e contribuindo para o cumprimentod a NR 7 de 2013 do Ministério do Trabalho, por parte das empresas.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?