Laboratório HLAGYN: uma história de sucesso com o PNCQ Gestor!

Desde novembro de 2009 o PNCQ vem auxiliando os laboratórios clínicos do País a implantar um Sistema de Gestão da Qualidade, a fim de se preparar para a Acreditação, que é o atributo de qualificação para os laboratórios clínicos definido pela ANS na RN 267:2011.

Dos 666 laboratórios que já participaram dos cursos, vários se destacaram, entre eles o HLAGYN ??? Laboratório de Imunologia de Transplantes de Goiás. Veja porque:

Em fevereiro de 2010 o HLAGYN, situado em Aparecida de Goiânia/GO, participou do Curso Preparação do Laboratório para Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade ??? PNCQ Gestor, ministrado pela Dra. Andrea Piazza e Dr. Luiz Fernando Barcelos, consultores do PNCQ em Sistema de Gestão da Qualidade.

Seu diretor técnico, Dr. Fernando Vinhal, gentilmente cedeu a excelente infraestrutura de seu laboratório para a realização do Curso, que contou com 32 colaboradores de 18 laboratórios brasileiros.

Interessados em alavancar a Acreditação de seu Sistema de Gestão da Qualidade, no mês de abril do mesmo ano contrataram a Consultoria Presencial do PNCQ. A Dra. Andrea Piazza, o Gestor da Qualidade do HLAGYN, Dr. Francisco ??ngelo F. Moral, e sua equipe, trabalharam juntos durante vários dias na adequação dos documentos da qualidade aos requisitos do DICQ e treinamentos personalizados.

Em novembro de 2010, o DICQ ??? Sistema Nacional de Acreditação realizou a Auditoria Inicial no seu Sistema da Qualidade e Capacitação Técnica para execução de exames laboratoriais nas especialidades de Imunologia, Biologia Molecular e Imunogenética. O HLAGYN foi recomendado para a Acreditação com sucesso!

O sucesso da Gestão da Qualidade no HLAGYN contagiou parceiros do laboratório, como o Laboratório de Imunologia de Transplantes de Uberlândia/MG – LITU e o Mulier Laboratório Clínico, com unidades em Porto Velho/RO, Brasília/DF e Goiânia/GO.

Em outubro de 2011, foi realizado mais um Curso PNCQ Gestor no auditório do HLAGYN (veja a galeria de fotos*), já acrescido do Curso de Formação de Auditores Internos, desta vez com 59 colaboradores de 27 laboratórios.

Os colaboradores do LITU e do Mulier participaram deste Curso e já estão criando os documentos de adequação de todas as unidades nos moldes do HLAGYN e também irão buscar, em um futuro próximo, a Acreditação pelo DICQ.

O HLAGYN amadureceu seu Sistema de Gestão da Qualidade, e já é evidente que a decisão de Acreditar o laboratório não é apenas um diferencial mercadológico, mas uma necessidade eminente para aqueles que querem agregar valor a seu negócio. Segundo o Dr. Francisco A. F. Moral, a organização, o controle e a rastreabilidade dos processos deixou o sistema mais robusto, ficou mais fácil gerenciar a rotina diária, detectar não-conformidades e consequentes possibilidades de melhoria contínua aos processos da empresa.

São histórias como esta que nos fazem ter a certeza de que os objetivos do PNCQ são atingidos na qualidade e na satisfação dos laboratórios clínicos, com a melhoria contínua da eficácia de seu Sistema de Gestão da Qualidade.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?