HEMATOSCOPIA: como liberar?

Sempre existiu muita dificuldade em homogeneizar a forma de liberação do laudo do hemograma e o PNCQ vem, nos últimos anos, apresentando aos Laboratórios Participantes todas as recomendações internacionais que tem sido publicadas sobre a Hematoscopia.

No ano passado o International Council for Standardization in Haematology (Conselho Internacional de Padronização em Hematologia) – ICSH, publicou o primeiro documento internacional sobre o assunto. O PNCQ divulgou, em setembro último, a tradução do Consenso do ICSH onde são apresentadas as recomendações para a padronização da nomenclatura e da graduação das alterações morfológicas da Série Vermelha e, em dezembro, da Série Branca e das Plaquetas.

O Dr. Marcos Kneip Fleury, Assessor Científico do PNCQ em Hematologia ressalta: «O Consenso do ICSH é o 1º documento elaborado, após muitos anos de discussão, a respeito das recomendações para a liberação do laudo do hemograma.

O PNCQ, por força de sua atividade científica e de orientação para as boas práticas no laboratório clínico, recomenda que as orientações do Consenso sejam utilizadas na liberação dos hemogramas e dos resultados do PRO-EX. Os documentos podem ser acessados aqui:

RECOMENDAÇÕES DO ICSH PARA A PADRONIZAÇÃO DA NOMENCLATURA E DA GRADUAÇÃO DAS ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS NO SANGUE PERIFÉRICO.

PARTE 1 – SÉRIE VERMELHA

PARTE 2 – SÉRIE BRANCA e PARTE 3 – PLAQUETAS

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?