Controle de Qualidade em exames remotos

O ano de 2014 terminou com mais uma novidade para os laboratórios participantes do Controle Externo do PNCQ. Lançamos amostra-controle para glicose desenvolvida especialmente para exames de TLR/POCT.

Confiar no laudo de um exame é o maior bem de um paciente. A expectativa pelo resultado pode ser ainda maior em casos em que ele é divulgado instantaneamente, como acontece nos testes remotos de Glicose. O maior Provedor de Ensaio de Proficiência no Brasil, o PNCQ, realiza pesquisas para oferecer os melhores produtos em busca da qualidade laboratorial. Durante seis meses, a equipe do laboratório de controle de qualidade do PNCQ trabalhou até conseguir chegar a uma amostra confiável para atender laboratórios e hospitais que realizam TLR para Glicose.

O Controle Interno é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio da RDC 302:2005, independente dos exames e das metodologias aplicada, incluindo os testes remotos. Confira o texto da Resolução:

 

6.2.15 A relação dos TLR que o laboratório clínico executa deve estar disponível para a autoridade sanitária local.

{…}

6.2.15.2 A realização de TRL e dos testes rápidos está condicionada a emissão de laudos que determine suas limitações diagnósticas e demais indicações estabelecidos no item 6.3.

6.2.15.3 O laboratório clínico deve manter registros dos controles da qualidade, bem como procedimentos para a realização dos mesmos.

6.2.15.4 O laboratório clínico deve promover e manter registros de seu processo de educação permanente para os usuários dos equipamentos de TLR.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?