Boletim Epidemiológico Sífilis 2023

O Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde (MS) divulgou em outubro deste ano um Número Especial do Boletim Epidemiológico Sífilis 2023.

Esta edição disponibiliza dados básicos, indicadores e análises epidemiológicas sobre as tendências da sífilis dos 5.570 municípios do Brasil.

A contaminação por relação sexual sem o uso de preservativo teve um aumento 23% maior na taxa de detecção da sífilis que a registrada no ano anterior.

A taxa de incidência da sífilis congênita se manteve estável, mas o aumento no diagnóstico de sífilis em gestantes passou de 28,1 casos para 32,4 casos a cada mil nascidos vivos, no ano passado.

O DATHI/SVSA/MS busca ampliar o acesso às informações sobre a atual situação da sífilis no país por meio da publicação do boletim, além de realizar estratégias de abrangência nacional para o controle da infecção, como a compra e distribuição de insumos de diagnóstico e tratamento instrumentalização de salas de situação, realização de campanha nacional de prevenção e desenvolvimento de estudos e pesquisas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A infecção por sífilis tem cura, com diagnóstico e tratamento gratuitos pela rede pública de saúde.

No Brasil, a notificação compulsória de sífilis é obrigatória e a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional está estabelecida na Portaria 264:2020, que pode ser acessada na Biblioteca do site do PNCQ, clicando aqui.

Acesse o Boletim Epidemiológico Sífilis 2023 aqui.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?