Assessora Científica do PNCQ em Biologia Molecular, comenta.

Desde a descoberta da tecnologia da «impressão digital do DNA», em 1985, essa técnica tem sido amplamente utilizada em laboratórios clínicos. O perfil de DNA é determinado pela sequência das letras do «alfabeto genético» que são encontrados nos cromossomos; quanto mais próximos, mais «aparentados» são os indivíduos, maior será a similaridade encontrada em suas sequências gênicas.

A técnica mais utilizada nos laboratórios é a análise de fragmentos do tipo STR (short tandem repeat) que encontra polimorfismos em pequenos pedaços do DNA, que diferenciam um indivíduo do outro.

Exames de DNA têm uma série de recomendações acerca da garantia da qualidade do serviço, que vão desde a sua coleta e armazenamento à capacidade e confiabilidade do laboratório que realiza as análises. E pela complexidade do exame, geralmente o laboratório opta pela terceirização deste.

Mas uma dúvida é comum: «O que devo considerar para contratar um Laboratório de Apoio para Testes Genéticos? Como saber se ele emite resultados confiáveis?»

Para responder a questões como essa é preciso avaliar, em primeiro lugar, se o laboratório participa de um bom Programa de Controle de Qualidade, a fim de fornecer laudos precisos e exatos. E de acordo com os requisitos para a Acreditação pelo SNA/DICQ, o laboratório contratante deve ter uma sistemática para selecionar e monitorar a qualidade dos serviços prestados.

Dra. Alessandra Dias, Assessora Cientifica do PNCQ em Biologia Molecular, comenta: «Por entender as exigências para obtenção de um resultado confiável em um teste de DNA, que poderá inclusive ser levado a um tribunal, a qualidade certificada é um excelente atributo de qualificação na escolha do Laboratório de Apoio».

O PNCQ disponibiliza dois programas de controle externo para laboratórios que realizam testes de identificação humana:

PRO-EX Forense: amostras de sangue total em papel filtro tipo FTA® que são enviadas aos participantes para análise de perfis genéticos únicos ou misturas.

PRO-EX Paternidade/Maternidade/Vínculo Genético: amostras de sangue total em papel filtro tipo FTA® que são enviadas aos participantes para análise de reconhecimento de paternidade, maternidade e parentesco.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?