Material de Referência Certificado (MRC)

O PNCQ é acreditado como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) de acordo com os requisitos internacionais da norma ABNT NBR ISO 17034:2017, através da Coordenação geral de acreditação do Inmetro (Cgcre-Inmetro).

Os MRC são padrões homogêneos e estáveis, destinados a análises ou ensaios analíticos, de forma a garantir a validação dos resultados. Os MRC podem ser utilizados para calibração de equipamentos, atribuição de valores a outros materiais, validação e verificação de desempenho dos sistemas analíticos e controle de qualidade. Os valores de propriedade e incertezas e rastreabilidades associadas estão definidos em um certificado que acompanha o produto.

Os materiais de referência são caracterizados através de procedimentos metrologicamente válidos e desse modo, o valor certificado da propriedade representa a melhor estimativa do valor verdadeiro dentro de um intervalo de confiança. Os métodos utilizados pelo PNCQ para caracterização foram a espectrometria de massa por plasma acoplado indutivamente (ICP-MS) e cromatografia líquida acoplada ao espectrômetro de massas (LC-MS/MS).

Um Produtor de Material de Referência (PMR) precisa demonstrar a sua competência técnica e científica para assegurar a qualidade apropriada na produção de um MRC. No Brasil, o PNCQ é pioneiro na produção de um MRC em matriz de soro humano liofilizado no segmento de análises clínicas, disponibilizando ao mercado os seguintes parâmetros de bioquímica: cálcio, creatinina, ácido úrico, glicose, sódio, potássio e magnésio.

A demanda por novos materiais de referência está crescendo, tanto como consequência da melhoria da precisão dos equipamentos de medição, quanto pela exigência de dados mais exatos e confiáveis na área de procedimentos analíticos nos processos de Acreditação dos laboratórios Clínicos e validações das reações de diagnósticos in vitro.

Atento a isso, e na vanguarda das exigências do mercado do país, o PNCQ continuará a investir nesse segmento através do seu compromisso de contribuir com a melhoria contínua da qualidade dos laboratórios.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?