Biomarcadores distinguem tuberculose ativa da latente

Um padrão de duas citocinas obteve bom resultado na diferenciação entre as pessoas doentes com tuberculose e pessoas infectadas, mas não doentes (TB latente). Além disso, uma terceira citocina parece promissora no auxílio para a distinção entre pessoas não infectadas e indivíduos infectados com TB.

Citocinas são proteínas que são secretadas pelas células e regulam o comportamento de outras células através da ligação aos receptores em suas superfícies. Esta ligação desencadeia uma série de respostas, dependendo da natureza das citocinas e da célula-alvo.

Em um estudo realizado na Duke University Medical Center, nos Estados Unidos, amostras de sangue foram coletadas de 71 pessoas pertencentes a um dos três grupos: aqueles com tuberculose ativa, aqueles com infecção latente da tuberculose, e aqueles que não estavam infectados com o Mycobacterium tuberculosis. As amostras de sangue foram expostas durante a noite com mitógeno (controle positivo), salina (controle negativo), e uma mistura de três tubérculos antígenos do bacilo que estimulou uma resposta imunológica. Os cientistas então mediram os níveis de 25 de citocinas específicas, para determinar a presença de um padrão que possa permitir a diferenciação entre os três grupos.

Quatro tiveram resposta significativamente maior ao estímulo de pessoas infectadas com TB (ativos ou latentes) do que em pessoas não infectadas: interferon gama, IP-10, MCP-1 e IL-15. Destas, duas citocinas tiveram respostas significativamente maiores ao estímulo entre as pessoas com tuberculose ativa de pessoas com tuberculose latente: MCP-1 em que a resposta média foi de 30.000 pg / mL em TB ativa e 11.100 pg / mL em tuberculose latente. Para a IL-15 a resposta média em TB ativa foi de 152 pg / mL e 35 pg / mL em tuberculose latente. Uma combinação de MCP-1 e IL-15 em cortes de mais de 25.000 pg / mL e 80 pg / mL, respectivamente, classificados corretamente 10 de 12 infecções de TB ativa e 28 de 32 infecções por TB latente.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?