A importância de trabalhar o calendário da saúde no seu laboratório

As campanhas mensais de saúde são um alerta para a conscientização, debates sobre cada doença, prevenção e troca de experiências com pessoas que superaram estas enfermidades. A importância de todas essas campanhas se reflete na disseminação do cuidado com a saúde e do alerta aos pequenos sintomas do corpo e da mente.

É possível aprender com elas que, por mais que a vida atual esteja bastante acelerada, é necessário se cuidar, manter uma alimentação equilibrada, fazer exames laboratoriais e de imagens, ir ao médico com uma frequência determinada, não hesitar em fazer uma consulta após um alerta de que algo não vai bem, fazer exercícios, relaxar a mente e manter um equilíbrio em todos os aspectos da sua vida.

Conheça as cores e campanhas mensais:

Janeiro Branco
Desde 2014, o Janeiro Branco promove uma campanha de conscientização sobre o tema da saúde mental no país. Escolhido por ser um mês simbólico, no qual as pessoas se organizam para cumprir novas metas ao longo do ano que se inicia, o Janeiro Branco pretende acabar com o tabu e dar mais atenção aos cuidados e tratamentos para manter o corpo e a mente sãos.

Fevereiro Roxo e Laranja

As campanhas Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja tem como objetivo chamar a atenção para a conscientização e combate de algumas doenças. A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar sobre um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.

Março Azul-Marinho e Lilás

O Março Azul-Marinho tem o objetivo de promover a consciência no público masculino sobre a prevenção e o combate ao câncer colorretal, um tumor maligno que ocorre no reto do intestino grosso, sendo uma das causas mais frequentes de câncer entre homens no Brasil. Já o Março Lilás é voltado para o público feminino e aborda a conscientização e a prevenção do câncer de colo de útero.

Abril Azul

O Abril Azul é uma campanha de conscientização sobre o transtorno do espectro autista, também conhecido pela sigla TEA, um distúrbio que costuma afetar o sistema neurológico, comprometendo a comunicação e o comportamento interpessoal.

Maio Vermelho

O Maio Vermelho é uma campanha que traz à tona o tema da prevenção do câncer de boca — também chamado de câncer de lábio ou da cavidade oral —, um tipo de tumor que afeta as estruturas da boca, causando, em geral, placas vermelhas e brancas na região.

Junho Vermelho

O Junho Vermelho é comemorado em todo o país por causa do Dia Mundial do Doador de Sangue, que ocorre em 14 de junho. A proposta é sensibilizar as pessoas sobre a importância do movimento de doação sanguínea, essencial para pacientes que dependem da transfusão de sangue para sobreviver.

Julho Amarelo

No início do segundo semestre, é comemorado o Julho Amarelo, uma campanha que alerta a população sobre as hepatites virais (do tipo A, B ou C), que comprometem o funcionamento do fígado e podem levar a inúmeros problemas no organismo.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado, instituído em todo território nacional desde 2017, pela Lei 13.435, tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, tendo sido a cor dourada escolhida pela Organização Mundial de Saúde para representar a melhor alimentação, padrão “ouro”, para a saúde dos recém-nascidos

Setembro Vermelho

Em 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração no Brasil, mas a conscientização para o impacto das doenças cardiovasculares ocorre durante todo o mês, com a campanha do Setembro Vermelho, que pretende atuar na mudança de maus hábitos e na diminuição dos fatores de risco para problemas cardíacos.

Setembro também possui outras campanhas, como o Setembro Amarelo por tratar da prevenção e combate ao suicídio e da valorização da vida.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma das campanhas anuais de conscientização mais populares no Brasil, tendo como objetivo aumentar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, um dos principais tipos entre as mulheres atualmente. A procura pela ajuda profissional é indispensável na luta contra o câncer de mama, pois, segundo o levantamento do Instituto Nacional do Câncer, mais de 65 mil mulheres desenvolvem a doença anualmente.

Novembro Azul

A prevenção ao câncer de próstata é o principal objetivo de uma campanha de conscientização que nasceu na Austrália e chegou com força ao Brasil, tendo como símbolo, além da coloração azul, o bigode, uma forte referência ao público masculino. As ações desenvolvidas ao longo do mês de novembro pretendem aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata, que, anualmente, ocorre em mais de 1,3 milhão de homens em todo o planeta, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. Essa doença cancerígena é a segunda mais incidente entre os pacientes masculinos, ficando atrás do câncer de pulmão.

Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho, por fim, tem uma grande missão: conscientizar a população mundial sobre a importância da prevenção à Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).


Programe a agenda do seu laboratório e faça campanhas mensais focando na importância do diagnóstico precoce!

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?