Webinar Gratuito da IFCC

20 de julho de 2022

“Rastreabilidade de medições, qualidade e acreditação de laboratórios. Três temas de interesse para profissionais de laboratórios clínicos na Ibero-América”

O Assessor do PNCQ, Dr Amadeo Saez Alquezar participa deste Webinar, abordando o tema: Considerações de controle de qualidade para IVD de doença transmitida por transfusão.

Registre-se aqui


Rastreabilidade metrológica de medições no laboratório clínico. A utilidade das medições no laboratório clínico está ligada à confiabilidade em termos de validade e pontualidade dos resultados relatados, mas também à sua comparabilidade. Para alcançar a comparabilidade dos resultados, é necessário harmonizar as medidas.

A utilização da ferramenta de padronização implica a aplicação do conceito de rastreabilidade metrológica. Procedimentos de controle de qualidade são indispensáveis ​​para garantir a confiabilidade dos resultados fornecidos pelos laboratórios responsáveis ​​pela triagem sorológica em bancos de sangue.

As recomendações internacionais mostram a importância da inclusão de dois tipos de controle:

(a) controle de qualidade interno (IQC)

(b) controle de qualidade externo (EQC).

Vários profissionais familiarizados com a questão da acreditação com a norma ISO 15.189, vários deles membros do Grupo de Trabalho Iberoamericano de Nomenclatura e Tradução, colaboraram para obter informações atualizadas sobre o número de laboratórios existentes em seu país, e quantos deles públicos ou privados são acreditados com a Norma 15189.

O resultado foi muito interessante, apenas três países, Argentina, Brasil e México possuem o maior número de laboratórios acreditados na região, mas seu percentual em relação ao total de laboratórios existentes ainda é muito baixo.

Este estudo levanta questões interessantes:

O que acontece com a Acreditação na América Latina, por que os laboratórios clínicos não aplicam a acreditação com a norma ISO 15189?

Existem várias causas, entre elas, não seguir os princípios da qualidade, realizar um estudo SWOT inicial, manter um ciclo de Deming durante o processo de acreditação. Assim, cada país tem problemas políticos e econômicos diferentes, entre outras causas.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?