Gestão da Qualidade com Dr. José Abol Corrêa

Durante os últimos anos presenciamos um “boom” na implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade em laboratórios de análises clínicas. Com o aumento das exigências nas normas de Acreditação e de Certificação, as empresas perceberam que esses programas, se implantados com seriedade e eficácia, podem trazer ótimos resultados.

Ferramenta administrativa para empresas que desejam crescer de forma organizada e sustentável, a Gestão da Qualidade é capaz de organizar, controlar e formalizar os procedimentos da empresa como um todo, visando desde correção das falhas e redução de custos ao aumento da produtividade. A consequência é o aumento dos lucros, sempre mantendo como foco a qualidade e o cliente.

A seguir, Dr. José Abol Corrêa, Diretor Administrativo do Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ, comenta sobre as vantagens em priorizar a Gestão da Qualidade, assim como os possíveis custos para a empresa que opta por não implementar o programa.

Quais são os maiores desafios na área da Qualidade que os laboratórios clínicos enfrentam atualmente?

Diria que os maiores desafios na área são conhecer as normas de Gestão da Qualidade e como implantá-las no serviço laboratorial.

Qual a importância e os benefícios da Gestão da Qualidade para os laboratórios clínicos?

Entre os muitos pontos positivos, adotando a Qualidade existe a possibilidade de: identificar erros,  se houver; rapidez para providenciar a eliminação das causas dos erros identificados, com ações corretivas ou preventivas; diminuir os custos e atividades inerentes ao desempenho dos laboratórios; implantar e avaliar os resultados dos Controles de Qualidade Interno e Externo da qualidade analítica; auditar os procedimentos do Sistema da Qualidade, implantando em seguida ações corretivas quando houver alguma não conformidade; comprovar com evidências a eficácia das ações implantadas; além de solicitar a Acreditação do Sistema da Qualidade, quando assim decidido pela Administração.

Quais os custos que um laboratório pode sofrer ao decidir não priorizar a Qualidade?

O custo da Não Qualidade é sempre maior do que o custo da implantação de um bom sistema de gestão. No caso de um erro em resultado laboratorial, por exemplo, além da possibilidade de custo financeiro, há sempre o risco de desqualificação do desempenho do serviço perante a comunidade.

Como o PNCQ pode ajudar nas estratégias de Gestão da Qualidade dos laboratórios?

O PNCQ disponibiliza o curso e software PNCQ Gestor, ferramenta que possibilitou o aumento da Acreditação em mais de 80% pelo SNA/DICQ, além de prover um Controle de Qualidade Externo para mais de 5.200 Laboratórios Clínicos e Bancos de Sangue no País e no Exterior. O PNCQ também disponibiliza amostras para o Controle Interno da Qualidade para estes laboratórios.

Quais são as metodologias e ferramentas que apoiam a Gestão da Qualidade?

Aplicar os itens da Norma ISO 15.189 e as diretrizes constantes da RDC ANVISA 302:2005, sob a forma de procedimentos da qualidade, assim como realizar os respectivos registros, referentes ao sistema de Gestão.

Como a qualidade pode ajudar estrategicamente a estabelecer metas para o laboratório?

A principal meta é a qualidade dos laudos laboratoriais, como item prioritário para a avaliação do estado de saúde e para a segurança do paciente/ cliente. Esta meta somente é atingida se houver procedimentos da qualidade implantados e treinamento constante do pessoal técnico e administrativo dos laboratórios.

Como é feito o monitoramento da Gestão da Qualidade, e como saber se está dando certo para o laboratório?

O monitoramento de um Sistema de Gestão é realizado pelas Auditorias internas realizadas pelo menos uma vez por ano, por pessoal capacitado. Este Sistema de Gestão deve ter um Coordenador Geral para administrar e avaliar a competência do pessoal e os resultados da avaliação dos resultados não conformes e suas respectivas ações corretivas ou preventivas, realizando registros condizentes até comprovar a eficácia das ações implantadas. O foco do laboratório deve ser, sempre, a melhoria contínua!

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