Como investigar um resultado inaceitável no CEQ?

Na avaliação mensal do PRO-EX, os laboratórios recebem os resultados da Coordenadoria e o conceito obtido em cada analito: Bom (B), Aceitável (A), ou Inaceitável (I).

Todos os laboratórios clínicos podem apresentar, ocasionalmente, um resultado inaceitável no CEQ. 

De acordo com a RDC 302:2005 da ANVISA, o laboratório clínico deve analisar e registrar os resultados do Controle Externo da Qualidade, inadequações, investigação de causas e ações tomadas para os resultados rejeitados ou nos quais a proficiência não foi obtida.

A diretriz GP 27-A2 do CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute): Utilizando o Teste de Proficiência para a melhoria da qualidade dos laboratórios clínicos, estabelece como investigar um resultado inaceitável no CEQ, em 5 passos:

 

• Coletar e revisar os dados.

• Classificar o problema.

• Avaliar os resultados dos pacientes.

• Formular a conclusão e iniciar as ações.

• Registrar.

 

O PNCQ traduziu a diretriz e a disponibiliza gratuitamente para você, no capítulo 16 do Manual do Laboratório Participante. Acesse e siga os 5 passos detalhados no documento. Aproveite também para utilizar como Educação Continuada em seu laboratório. Treine seu pessoal e registre!

No workshop do 44º CBAC, a Dra. Andrea Piazza, Assessora Científica do PNCQ em Sistema de Gestão da Qualidade, versou sobre este assunto. Você pode entender mais sobre este tema acessando os slides da sua aula aqui.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?