OMS lança no Brasil biblioteca virtual em biovigilância

Os brasileiros contam, desde fevereiro, com um banco de dados especializado em biovigilância. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o responsável por disponibilizar no país esta biblioteca intitulada de Projeto NOTIFY. Também conhecido como Notify Library, é um banco de dados que reúne casos emblemáticos de eventos adversos na área de sangue, tecidos, células e órgãos.

 

“A base de dados tem casos documentados e disponíveis para pesquisa que são úteis ao trabalho da vigilância sanitária e para aqueles que atuam no setor”, explica Luc Nöel, assessor especial do Programa de Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde (OMS) na área de vigilância e monitoramento do uso de produtos de origem humana.

 

Deidree Fehily, coordenadora do Centro Nacional de Transplante da Itália, entidade colaboradora da OMS, destaca ser “obrigação dos países com maior nível de desenvolvimento apoiar os demais e que a troca de experiências em meio a heterogeneidade de informações colabora para a construção do conhecimento”.

 

A biblioteca virtual pode ser utilizada por qualquer pessoa no endereço www.notifylibrary.org o acesso é livre. Já a publicação dos relatos sobre os casos adversos é feita após seleção feita por um comitê editorial e ficam disponíveis para consulta. A biblioteca não publica casos sob investigação, somente os casos concluídos. Cerca de 90 países já utilizaram o banco de dados da Notify Library e outros 80 publicaram relatos.

 

 

Fonte: Anvisa

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?