Laboratórios participantes obtêm melhora no índice acertivo de Pesquisa de Dengue

??s vésperas do início de uma nova epidemia de dengue no país ??? e a ameaça da volta do subtipo 4 da doença – , os laboratórios participantes do PNCQ apresentaram números positivos em relação ao índice de acertos com relação ao analito Pesquisa de Dengue. Dos 1.797 laboratórios que fazem o controle externo desse analito foram analisados três lotes recentemente, que apontaram excelentes percentuais de acertos (entre 81% e 100% nos dois lotes mais recentes).

O aumento do nível de acertos reflete o rigor na execução das testagens, auxiliado pelas ferramentas de Controle de Qualidade oferecidas pelo PNCQ. Com o diagnóstico correto de contágio da doença, as chances de sucesso do tratamento dos pacientes infectados aumentam significativamente, como preconiza a campanha nacional de combate à doença: www.combatadengue.com.br .
De acordo com o Ministério da Saúde, o próximo verão será um dos mais preocupantes em relação ao contágio de dengue, muito por causa da ameaça de que o tipo 4 (DEN-4) da doença se alastre em todo o país. Restrito até o momento a alguns estados da Região Norte, como Roraima, o subtipo 4 da dengue é considerado um dos menos agressivos, mas o preocupante é que a maioria da população que já foi contaminada por algum tipo da doença não está imunizada para o tipo 4, que voltou a aparecer no país após 28 anos. Segundo especialistas, as chances desse subtipo se espalhar pelo país são grandes e os laboratórios de análises clínicas devem estar preparados para diagnosticar o DEN-4, que provavelmente apresentará crescimento do número de casos na próxima estação.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?