Jejum para Perfil Lipídico: Esclarecimentos da SBAC e sugestões aos laboratórios

No dia 6 de outubro, em reunião realizada entre a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), SBAC e SBPC/ML, foi divulgada uma nova orientação sobre a flexibilização do jejum para a realização de exames de perfil lipídico. Os médicos poderão solicitar o exame do perfil lipídico (Colesterol total, HDL-C, LDL-C e Triglicerídeos) definindo se a coleta da amostra deverá ser feita com ou sem jejum. Os laboratórios deverão informar nos laudos qual foi o tempo de jejum em que a coleta foi realizada.

E quando o paciente apresentar níveis de triglicerídeos acima de 440 mg/dL o médico deverá solicitar que a próxima coleta seja realizada em jejum. Até dezembro de 2016 deverá ser publicada a Atualização da V Diretriz de Dislipidemias com as alterações em relação ao jejum e os valores de referência do perfil lipídico.
Saiba tudo aqui. 

 

E ontem, dia 17, a SBAC, ciente da preocupação dos laboratórios, médicos e clientes em relação às notícias veiculadas na mídia sobre o tempo jejum para os exames laboratoriais. publicou em seu site alguns esclarecimentos e sugestões para os laboratórios. Confira: 

Em linhas gerais, sugere aos laboratórios:

  1. Realizar os exames do perfil lipídico sem jejum somente quando a solicitação médica indicar claramente esta condição.
  2. Registrar nos laudos, que o exame foi realizado “sem jejum” ou “sem jejum conforme solicitação médica”.
  3. Não informar os valores de referência até que sejam definidos na próxima diretriz de dislipidemias, prevista para dentro de alguns meses.

Para os demais exames o procedimento deverá continuar o mesmo, até que estudos científicos possam definir com segurança, a influência ou o grau da influência da alimentação sobre os resultados dos exames laboratoriais, inclusive revisando os valores de referência caso necessário.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?