Jejum para Perfil Lipídico: Esclarecimentos da SBAC e sugestões aos laboratórios
No dia 6 de outubro, em reunião realizada entre a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), SBAC e SBPC/ML, foi divulgada uma nova orientação sobre a flexibilização do jejum para a realização de exames de perfil lipídico. Os médicos poderão solicitar o exame do perfil lipídico (Colesterol total, HDL-C, LDL-C e Triglicerídeos) definindo se a coleta da amostra deverá ser feita com ou sem jejum. Os laboratórios deverão informar nos laudos qual foi o tempo de jejum em que a coleta foi realizada.
E quando o paciente apresentar níveis de triglicerídeos acima de 440 mg/dL o médico deverá solicitar que a próxima coleta seja realizada em jejum. Até dezembro de 2016 deverá ser publicada a Atualização da V Diretriz de Dislipidemias com as alterações em relação ao jejum e os valores de referência do perfil lipídico.
Saiba tudo aqui.
E ontem, dia 17, a SBAC, ciente da preocupação dos laboratórios, médicos e clientes em relação às notícias veiculadas na mídia sobre o tempo jejum para os exames laboratoriais. publicou em seu site alguns esclarecimentos e sugestões para os laboratórios. Confira:
Em linhas gerais, sugere aos laboratórios:
- Realizar os exames do perfil lipídico sem jejum somente quando a solicitação médica indicar claramente esta condição.
- Registrar nos laudos, que o exame foi realizado “sem jejum” ou “sem jejum conforme solicitação médica”.
- Não informar os valores de referência até que sejam definidos na próxima diretriz de dislipidemias, prevista para dentro de alguns meses.
Para os demais exames o procedimento deverá continuar o mesmo, até que estudos científicos possam definir com segurança, a influência ou o grau da influência da alimentação sobre os resultados dos exames laboratoriais, inclusive revisando os valores de referência caso necessário.