Eficácia de duo teste brasileiro para diagnóstico de síflis e HIV é reconhecida internacionalmente

A tecnologia do duo test, solução digital mais moderna que os atuais testes rápidos disponíveis no mercado, vem sendo desenvolvida desde 2018 pelos pesquisadores brasileiros e, mais recentemente, foi chancelada por meio de um artigo.

Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), desenvolveram o duo test para sífilis e HIV, que poderá custar até cerca 75% menos do que os testes utilizados atualmente, gerando uma economia de até R$ 360 milhões, por ano, ao estado brasileiro.

A tecnologia do duo test, solução digital mais moderna que os atuais testes rápidos disponíveis no mercado, vem sendo desenvolvida desde 2018 pelos pesquisadores brasileiros e, mais recentemente, foi chancelada por meio do artigo “Digital dual test syphilis/HIV detection based on Fourier Descriptors of Cyclic Voltammetry curves”, publicado na prestigiada revista científica “Computers in Biology and Medicine”, do grupo Elsevier, de reconhecimento internacional.

A mais nova publicação dos pesquisadores brasileiros é a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido e aponta para avanços importantes, destacando a possibilidade de detectar se a pessoa testada está potencialmente infectada com sífilis e/ou HIV/AIDS, utilizando um único equipamento digital para isso. Para Leonardo Lima, um dos autores do artigo, essa testagem única tem um impacto importante na saúde pública. “Haverá uma melhor condição para a tomada de decisão e diagnóstico na atenção primária em saúde, uma vez que vai ser possível identificar pacientes potencialmente infectados, utilizando a mesma amostra, e tendo um resultado em, no máximo, 15 minutos, desde a coleta até o resultado final. Isso pode ajudar bastante a reduzir a transmissão, por exemplo, dos casos de sífilis e do HIV, e também reduzir os custos e a mortalidade associada”, ressaltou o pesquisador do LAIS.

(Fonte: Labnetwork)

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?