Dia Nacional da Saúde no Brasil | Oswaldo Cruz

No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.
Oswaldo Cruz foi um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz. Especializou-se em bacteriologia no Instituto Pasteur em Paris, que na época reunia grandes nomes da ciência.
Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor Geral de Saúde Pública em 1903, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Utilizando o Instituto Soroterápico Federal, atual Fiocruz, como base de apoio técnico-científico, deflagrou memoráveis campanhas de saneamento. Em poucos meses, a incidência de peste bubônica foi reduzida com o extermínio dos ratos, cujas pulgas transmitiam a doença. Erradicou a febre amarela no Pará, realizou a campanha de saneamento da Amazônia e promoveu a vacinação em massa contra a varíola, campanha com grande resistência na época.

Por todo seu legado, Oswaldo Cruz recebe esta data em sua homenagem!

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?