Dia Mundial da Saúde 2021 – Construindo um mundo mais justo e saudável
No Dia Mundial da Saúde deste ano, celebrado em 7 de abril, a OMS convida todos a participarem de uma nova campanha para construir um mundo mais justo e saudável e está empenhada em garantir que todos, em todos os lugares, possam alcançar o direito à boa saúde.
Nosso mundo é desigual.
Como destacou a COVID-19, algumas pessoas conseguem viver com mais saúde e ter melhor acesso aos serviços de saúde do que outras – inteiramente devido às condições em que nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem.
Em todo o mundo, alguns grupos lutam para sobreviver com pouca renda diária, têm condições de habitação e educação mais precárias, menos oportunidades de emprego, experimentam maior desigualdade de gênero e têm pouco ou nenhum acesso a ambientes seguros, água e ar limpos, segurança alimentar e serviços de saúde. Isso leva a sofrimento desnecessário, doenças evitáveis e morte prematura. E prejudica nossas sociedades e economias.
Isso não é apenas injusto: é evitável.
É por isso que a OMS pede aos líderes que garantam que todos tenham condições de vida e de trabalho que favoreçam uma boa saúde. Ao mesmo tempo, pede aos líderes que monitorem as iniquidades em saúde e garantam que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade quando e onde precisarem.
A COVID-19 atingiu duramente todos os países, mas seu impacto foi mais severo nas comunidades que já eram vulneráveis, que estão mais expostas à doença, com menor probabilidade de ter acesso a serviços de saúde de qualidade e maior probabilidade de sofrer consequências adversas como um resultado das medidas implementadas para conter a pandemia.
Saiba tudo sobre a Campanha do Dia Mundial da Saúde de 2021 da OMS neste link.