ANVISA lança manual de segurança contra incêndio em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde

O Manual “Segurança contra Incêndio em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde” já está disponível para consulta – faça o download. 

 

A obra tem por objetivo fornecer orientações sobre prevenção e combate a incêndios nos Serviços de Saúde, em complementação às regulamentações contidas na Resolução Nº 50/2002, norma que trata de projetos de arquitetura para prédios destinados a esses serviços.

 

“Além de estarem em constante transformação espacial, os equipamentos existentes nos serviços de saúde exigem instalações bastante complexas. O risco de incêndio num estabelecimento desses é tão presente ou maior que em outros, evidenciando, assim, a necessidade de medidas de controle rígidas e atualizadas”, afirma a Gerente de Tecnologia em Serviços de Saúde da Anvisa, Diana Carmem Almeida.

 

O lançamento da obra se insere nos esforços da Anvisa para colaborar com a diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) que preconiza segurança máxima no atendimento aos pacientes. “Num estabelecimento de saúde em chamas, problemas de mobilidade podem dificultar grandemente o resgate ou abandono do local por pacientes já muitas vezes prejudicados em sua locomoção. Por isso a importância do treinamento de funcionários e da presença de equipamentos e planos de contingência específicos para situações críticas como um incêndio”, explica Diana.

 

Segundo ela, todas essas providências baseadas no tripé Segurança da Vida, Proteção do Patrimônio e Continuidade das Operações estão listadas passo a passo na publicação produzida pela Agência.

 

Anexo ao manual há um check list em que o responsável pelo serviço de saúde poderá aplicar em sua instituição para aferir a situação atual no que diz respeito aos riscos de incêndio e às ações que podem ser tomadas para proteger a edificação, os equipamentos, e o maior de todos os bens – a vida humana.

 

Fonte: Anvisa

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?