ABNT NBR 15268:2025 – Exame de Urina: Requisitos de Qualidade e Competência
COMUNICADO TÉCNICO
O ABNT CB-36 – Comitê Brasileiro de Análises Clínicas e Diagnóstico In Vitro tem a satisfação de anunciar a publicação da nova norma técnica ABNT NBR 15268:2025, que estabelece os requisitos de qualidade e competência para a realização do exame de urina.
Essa norma foi elaborada pelos especialistas do ABNT CB-36 é um marco para os Laboratórios Clínicos e que oferece diretrizes atualizadas comestes destaques:
1 Alinhamento da qualidade pela competência profissional e gerencial à qualidade assistencial e analítica;
2 Os requisitos contemplam todas as etapas do processo laboratorial, desde o preparo do paciente, coleta, armazenamento, transporte, execução e validação do exame, até a elaboração do laudo;
3 Os requisitos da Norma, favorecem na obtenção de resultados que são mais confiáveis, verazes e de elevada utilidade clínica para assistência de saúde do paciente; e
4 A satisfação do paciente e a promoção do seu bem-estar estão contempladas nos requisitos da norma.
Benefícios para os Laboratórios:
A norma proporciona uma base estruturada para a melhoria contínua nos processos do exame de urina.
O elevado nível de detalhamento técnico da norma assegura clareza para a realização do exame de urina e interpretação dos resultados.
Os requisitos eliminam ambiguidades e facilitam a incorporação pelos laboratórios clínicos.
Com a adoção desta norma o laboratório poderá, entre outros:
1 Elevar o padrão da qualidade dos exames realizados;
2 Aumentar a confiança dos pacientes e profissionais de saúde nos exames realizados;
3 Garantir conformidade com práticas laboratoriais seguras, eficazes e alinhadas a padrões de qualidade reconhecidos;
4 Contribuir diretamente para a excelência na assistência à saúde;
5 Possibilitar a interoperabilidade do preparo, coleta, armazenamento e transporte da amostra até o laboratório, da realização do exame e da composição do laudo do exame de urina.
O ABNT CB-36 dedica esta nova versão da norma do Exame de urina à memória do colega e Assessor Centífico do PNCQ Dr. Nadilson da Silva Cunha (in memorian), que coordenou a primeira versão desta norma.
Conheça os requisitos da Norma e prepare seu laboratório para oferecer aos pacientes e profissionais de saúde resultados do exame de urina com elevado padrão da qualidade assistencial e analítica disponível para aquisição no site da ABNT.
Humberto Marques Tiburcio
Gestor ABNT CB-36
