Laboratórios também devem realizar CEQ da contagem diferencial de leucócitos

Um dos exames realizados em maior número na rotina diária dos laboratórios é o Hemograma. A grande maioria dos laboratórios o realiza de maneira automatizada, em analisadores disponibilizados pelo mercado e participa de um Ensaio de Proficiência, como o PRO-EX. Como a contagem diferencial de leucócitos faz parte do exame de rotina, também deve haver controle externo de qualidade para este procedimento!

Como você já sabe, de acordo com a RDC 302:2005 da ANVISA, a participação dos laboratórios clínicos em um Programa de Controle de Qualidade Externo é obrigatória.

O Programa HEMATOLOGIA BÁSICA contém amostras-controle para os seguintes parâmetros:

a) Contagem de células: Hemácias, Leucócitos, Plaquetas e Reticulócitos.
b) Determinação: Hematócrito e Hemoglobina.
c) Índices Hematimétricos: CHGM, HGM, VGM, e RDW.

O Programa Avançado HEMATOLOGIA II consiste na avaliação de imagens virtuais de células sanguíneas para identificação e contagem diferencial. Acompanha um histórico do paciente e os resultados das contagens dos parâmetros pelo equipamento.

As imagens ficam disponíveis na área restrita dos Laboratórios Participantes, no lote aberto e são disponibilizadas mensalmente.

Para contratar o Programa Avançado HEMATOLOGIA II basta enviar um e-mail para pncq@pncq.org.br, informando seu código de Laboratório Participante.

Conheça todos os Programas Avançados do PRO-EX em nosso Catálogo de Produtos.

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?