PRO IN EM TEMPO REAL


A RDC 302:2005 da ANVISA estabelece:


9.2.1 - O laboratório clínico deve realizar Controle Interno da Qualidade contemplando:


a) monitoramento do processo analítico pela análise das amostras controle, com registro dos resultados obtidos e análise dos dados;


b) definição dos critérios de aceitação dos resultados por tipo de analito e de acordo com a metodologia utilizada;


c) liberação ou rejeição das análises após avaliação dos resultados das amostras controle.


CONTROLE INTERNO DA QUALIDADE - Tem por objetivo avaliar, aceitar ou rejeitar os resultados dos exames, observando se os resultados obtidos estão com uma variabilidade aceitável, em relação ao valor alvo esperado para uma amostra-controle, amostra esta, de um controle interno da qualidade.


Para isto adota-se uma ferramenta estatística, o Gráfico de Levey & Jennings, para observar os limites aceitáveis da variabilidade analítica do processo. É trabalhoso? Sim, mas é obrigatório pela Legislação e será fiscalizado pelas VISAS um registro de sua implantação. 


Com o intuito de minimizar o trabalho do Laboratório em fazer cálculos, gráficos etc. o PNCQ oferece aos seus Participantes o PRO-IN em Tempo Real.  Essa ferramenta permite ao Laboratório lançar no site do PNCQ os seus resultados das amostras-controle, em tempo real, e o programa exibe automaticamente um gráfico de Levey & Jennings com a média, o desvio-padrão e CV%, instantaneamente, na tela do seu computador, informando se os valores obtidos pelo Laboratório são aceitáveis ou deverão ser rejeitados e, ainda, comparando o seu desempenho aos dos outros participantes que utilizam o mesmo método. Você deve estabelecer suas próprias médias e desvios-padrão. É um programa grátis que o PNCQ oferece para o seu participante e serve como registro do controle interno, perante qualquer fiscalização.



Published: 4/10/2015

Inscreva-se





Área Restringida