PNCQ conquista a Acreditação ISO 17034:2017


O PNCQ conquista, através da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), a Acreditação como Produtor de Materiais de Referência Certificados, de acordo com a norma ABNT NBR ISO 17034:2017.

O MRC PNCQ é um  Material de Referência acompanhado por um certificado, com valores de propriedade e incertezas definidas, utilizado em todos os estágios de medição, inclusive para a validação de métodos analíticos como também na calibração de um sistema de medição. Este MRC é um calibrador de origem humana estabilizado e liofilizado de concentrações e pureza conhecidos. Os padrões de medição com valores certificados foram determinados usando padrões rastreáveis internacionalmente. O MRC é envasado e liofilizado em frasco âmbar em volume de 2mL.

Estão disponíveis os seguintes MRC de Bioquímica: Ácido Úrico, Cálcio, Cloro, Colesterol, Creatinina, Glicose, Magnésio, Potássio, Sódio, Triglicerídeos e Ureia.

A demanda por novos materiais de referência de maior qualidade está crescendo, tanto como consequência da melhoria da precisão dos equipamentos de medição, quanto pela exigência de dados mais exatos e confiáveis na área de procedimentos analíticos nos processos de Acreditação dos Laboratórios Clínicos e validações das reações de diagnósticos in vitro. Novos parâmetros  estão em fase de caracterização para ampliar o escopo do MRC do PNCQ na atividade de análises laboratoriais.

Um Produtor de Material de Referência, precisa demonstrar a sua competência técnica e científica para assegurar a qualidade apropriada na produção de um MRC. O PNCQ é o pioneiro na produção de um MRC nesse segmento da Química Clinica.

O PNCQ foi avaliado por uma equipe de especialistas da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), que outorgaram ao PNCQ a competência na operação de Produção de Material de Referência.



Publicado em: 21/3/2019

Inscreva-se





ÁREA RESTRITA