Como investigar um resultado inaceitável no CEQ?


Na avaliação mensal do PRO-EX, os laboratórios recebem os resultados da Coordenadoria e o conceito obtido em cada analito: Bom (B), Aceitável (A), ou Inaceitável (I).

Todos os laboratórios clínicos podem apresentar, ocasionalmente, um resultado inaceitável no CEQ. 

De acordo com a RDC 302:2005 da ANVISA, o laboratório clínico deve analisar e registrar os resultados do Controle Externo da Qualidade, inadequações, investigação de causas e ações tomadas para os resultados rejeitados ou nos quais a proficiência não foi obtida.

A diretriz GP 27-A2 do CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute): Utilizando o Teste de Proficiência para a melhoria da qualidade dos laboratórios clínicos, estabelece como investigar um resultado inaceitável no CEQ, em 5 passos:

 

• Coletar e revisar os dados.

• Classificar o problema.

• Avaliar os resultados dos pacientes.

• Formular a conclusão e iniciar as ações.

• Registrar.

 

O PNCQ traduziu a diretriz e a disponibiliza gratuitamente para você, no capítulo 16 do Manual do Laboratório Participante. Acesse e siga os 5 passos detalhados no documento. Aproveite também para utilizar como Educação Continuada em seu laboratório. Treine seu pessoal e registre!

No workshop do 44º CBAC, a Dra. Andrea Piazza, Assessora Científica do PNCQ em Sistema de Gestão da Qualidade, versou sobre este assunto. Você pode entender mais sobre este tema acessando os slides da sua aula aqui.



Publicado em: 14/8/2017

Inscreva-se





ÁREA RESTRITA