Laboratório Marinho obtém Acreditação após consultoria presencial do PNCQ


Na esteira do sucesso dos cursos do software PNCQ Gestor, mais um laboratório participante acaba de obter o sinal positivo para Acreditação do DICQ - Sistema Nacional de Acreditação. O Laboratório Marinho, de Governador Valadares, Minas Gerais, participou do curso PNCQ Gestor em Belo Horizonte, em abril de 2010, e em poucos meses de trabalho conseguiu organizar, com o auxílio do PNCQ, os documentos necessários para solicitar a auditoria de Acreditação do sistema da qualidade, que aconteceu em fevereiro de 2011.


A Dra. Andrea Piazza, consultora do PNCQ e instrutora do curso, conta como foi a trajetória do participante rumo à esperada acreditação. ???Após o curso do PNCQ Gestor e um período de consultoria via e-mail solicitaram consultoria presencial, que prestei a eles em novembro do ano passado. Em 10 de fevereiro realizaram a Auditoria e foram recomendados para a Acreditação pelo DICQ. A Dra. Ivonete, uma das responsáveis pelo laboratório, me ligou no dia seguinte agradecendo o auxílio e disse que a Consultoria foi essencial para esta conquista???, relata.


A Acreditação do Sistema da Qualidade de Laboratórios Clínicos é um processo periódico e voluntário, outorgado por entidades científicas, com a finalidade de comprovar a implementação do seu sistema da qualidade em relação à capacidade organizacional ou técnica. Para a SBAC, a implantação de um sistema da qualidade nos Laboratórios Clínicos brasileiros tem de seguir uma dinâmica de conscientização e ser aplicada de forma gradual, que se inicia com a cultura e o treinamento de profissionais e a introdução das exigências sobre procedimentos, equipamentos e calibrações. O DICQ avalia os laboratórios inscritos e está estruturado de acordo com a norma NBR 14.500 - Gestão da Qualidade de Laboratórios Clínicos e ISO 15.189.



Publicado em: 10/4/2015

Inscreva-se





ÁREA RESTRITA