HEMATOSCOPIA: como liberar?


Sempre existiu muita dificuldade em homogeneizar a forma de liberação do laudo do hemograma e o PNCQ vem, nos últimos anos, apresentando aos Laboratórios Participantes todas as recomendações internacionais que tem sido publicadas sobre a Hematoscopia.

No ano passado o International Council for Standardization in Haematology (Conselho Internacional de Padronização em Hematologia) – ICSH, publicou o primeiro documento internacional sobre o assunto. O PNCQ divulgou, em setembro último, a tradução do Consenso do ICSH onde são apresentadas as recomendações para a padronização da nomenclatura e da graduação das alterações morfológicas da Série Vermelha e, em dezembro, da Série Branca e das Plaquetas.

O Dr. Marcos Kneip Fleury, Assessor Cientí?co do PNCQ em Hematologia ressalta: "O Consenso do ICSH é o 1º documento elaborado, após muitos anos de discussão, a respeito das recomendações para a liberação do laudo do hemograma.

O PNCQ, por força de sua atividade científica e de orientação para as boas práticas no laboratório clínico, recomenda que as orientações do Consenso sejam utilizadas na liberação dos hemogramas e dos resultados do PRO-EX. Os documentos podem ser acessados na página virtual do Qualinews, na página do PNCQ no Facebook e na área restrita dos nossos associados, na aba Atualização Científica.



Publicado em: 16/7/2016

Inscreva-se





ÁREA RESTRITA