Certificações


O PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade) é o maior Provedor de Ensaios de Proficiência do País com mais de 4.500 laboratórios participantes. O trabalho desenvolvido para laboratórios brasileiros, latino-americanos e europeus em busca da excelência é confirmado por importantes certificações:


ISO 9001:2008


Esta certificação confere conformidade a todas as atividades do PNCQ: melhoria dos processos internos, capacitação dos colaboradores, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade, englobando materiais, produtos, processos e serviços.


ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ISO 9001:2000 conferiu o Certificado de Conformidade de Sistema de Gestão da Qualidade: ABNT NBR ISO 9001:2008 como provedor de ensaios de proficiência e produtor de amostras-controle e de referência para laboratórios clínicos, bancos de sangue e organizações de diagnóstico in vitro e alimentos.


 


ISO 17.043


Norma especifica de requisitos gerais para a competência de provedores de ensaio de proficiência e para o desenvolvimento e operação de programas de ensaio de proficiência. A Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO – concedeu ao PNCQ a Acreditação segundo requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO IEC 17.043 que constitui a expressão formal do reconhecimento da sua competência como provedor de ensaios de proficiência.


 


REBLAS


A Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde – REBLAS – é uma habilitação concedida pela ANVISA, de acordo com critérios estabelecidos pela RDC 12:2012. Os laboratórios que compõem a REBLAS são avaliados pela Gerência-Geral de Laboratórios de Saúde Pública – GGLAS.


A REBLAS concedeu, em 2013, a habilitação ao PNCQ pela sua competência técnica do para realizar estudos e análises aos quais se propõe, com o objetivo de garantir a boa qualidade dos serviços e produtos.


 


BPF


O certificado de BPF é concedido pela Gerência-Geral de Inspeção, Monitoramento da Qualidade, Controle e Fiscalização de Insumos, Medicamentos, Produtos, propaganda e Publicidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, do Ministério da Saúde. 


PNCQ recebeu, também em 2013, este certificado em Boas Práticas de Fabricação e Controle de Produtos para Saúde em Produtos para diagnóstico de uso in vitro nacionais, devidamente registrados pela empresa junto à ANVISA, enquadrados nas classes de risco I, II e III, conforme regras da RDC 61:2011.


 



Publicado em: 10/4/2015

Inscreva-se





ÁREA RESTRITA