Como investigar um resultado inaceitável no CEQ?

Na avaliação mensal do PRO-EX, os laboratórios recebem os resultados da Coordenadoria e o conceito obtido em cada analito: Bom (B), Aceitável (A), ou Inaceitável (I). Todos os laboratórios clínicos podem apresentar, ocasionalmente, um resultado inaceitável no CEQ.




Amostras-controle virtuais do PRO-EX

Com o objetivo de melhorar a homogeneidade das amostras dos Programas Avançados do PRO-EX e acompanhando as tendências do desenvolvimento tecnológico internacional, o PNCQ disponibiliza algumas amostras-controle virtuais, que o Laboratório Participante acessa na Área Restrita, a partir do Lote Aberto.




Por que participar de um programa de controle externo da qualidade?

Além de obrigatório pela RDC 302:2005 da ANVISA, o Controle Externo da Qualidade é um elemento fundamental para a garantia da qualidade dos exames laboratoriais, assegurando a comparabilidade dos resultados com outros laboratórios, o que permite avaliar o seu desempenho em longo prazo.




Bulas e manuais devem ser fornecidos em língua portuguesa!

Ao adquirir um equipamento muitos laboratórios receberem o manual do fabricante dentro da caixa, redigido na língua do país da origem onde foi fabricado. Em relação aos reagentes, alguns oferecem bulas em várias línguas, sendo comum encontrar sua redação em inglês e espanhol.




Analise sua Avaliação Mensal direto na tela do computador e use o Gráfico Tendência e DRM. É GRÁTIS!

Mensalmente o PNCQ disponibiliza as Avaliações Mensais dos Laboratórios Participantes, para que sejam analisadas em relação aos resultados dos analitos: B (Bom), A (Aceitável) e I (Inaceitável). Mas percebemos que muitos laboratórios têm o hábito de imprimir a Avaliação, para discussão com os técnicos.




O Controle Externo da Qualidade e a Excelência de Desempenho: Entenda.

De acordo com a RDC 302:2005 da ANVISA, o Controle Externo da Qualidade – CEQ (ou Ensaio de Proficiência), é definido como a ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SISTEMAS ANALÍTICOS ATRAVÉS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA e o laboratório clínico deve realizar CEQ para TODOS OS EXAMES REALIZADOS EM SUA ROTINA.




Inscreva-se





ÁREA RESTRITA