O PNCQ – Programa Nacional de Controle de Qualidade – teve início em 1976, durante a realização do V Congresso Brasileiro de Análises Clínicas em Belo Horizonte - MG, onde foi distribuído a alguns laboratórios um soro liofilizado para determinadas dosagens em bioquímica. 

Posteriormente outras amostras-controle foram enviadas, sem frequências definidas. A partir de então, o PNCQ foi administrado pela SBAC, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, ora diretamente ora de forma terceirizada, quando em 1985, a SBAC decidiu definitivamente pela administração do PNCQ, até transformá-lo em pessoa jurídica independente em 1993, dando início a uma fase de crescimento e modernização do Programa, tornando-o o maior e melhor existente no país, com a introdução de novos materiais destinados ao Controle Externo, de planilhas informatizadas de inserção de resultados no Centro de Processamento de Dados do PNCQ, através da Internet, proporcionando rapidez na avaliação das respostas de seus clientes. 

Hoje, o PNCQ se orgulha de ser o maior Provedor de Ensaio de Proficiência de porte nacional e de representar o Brasil em diversas associações científicas internacionais, além de possuir uma considerável adesão de Laboratórios Clínicos, tanto nacionais quanto internacionais, que vem se processando continuamente.

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Política da qualidade

(13/11/2017)

  • Garantir a satisfação do Laboratório clínico participante e demais clientes com serviços de qualidade;
  • Colaborar para melhoria da qualidade dos laboratórios clínicos participantes;
  • Manter atividades de parceria com os fornecedores, em prol da qualidade;
  • Oferecer aos seus colaboradores, oportunidades de desenvolvimento profissional;
  • Comprometimento com os requisitos, implementação e com a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade do PNCQ em conformidade com as normas aplicáveis as certificações e acreditações obtidas;
  • Desenvolver e fornecer produtos que demonstrem qualidade, eficácia e desempenho superior, assegurando a competência na produção de material de referência.

 

Objetivos da qualidade

  • Satisfação dos laboratórios clínicos participantes e demais clientes;
  • Melhoria da qualidade dos laboratórios clínicos participantes;
  • Parceria com os fornecedores;
  • Treinamento dos seus colaboradores;
  • Melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade;
  • Fornecer produtos e serviços com excelência de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO 17034:2017; ABNT NBR ISO/IEC 17043:2011 e ABNT NBR ISO 9001:2015.



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